quinta-feira, 17 de junho de 2010

Application e visto

Muita gente pensa que o intercâmbio só começa realmente quando vc chega no seu destino. Mas, um intercambista começa a sentir o que é ser um intercambista bem antes disso, quando tem 453974329 coisas a serem feitas antes da viagem. O primeiro passo de todos é preencher o application. No dia em que eu saí da agência, com a certeza de que eu realmente iria viajar, tudo o que eu queria era preencher logo o meu app, estava suuper animada pra cehgar em casa e começar a fazer isso. HAHA. Grande ilusão a minha. O application é uma ficha de inscrição com mais ou menos 25 páginas, perguntando TUDO, absolutamente tudo sobre você. Dados pessoais, hobbies, tarefas, estado de saúde, nível de inglês, dados da escola do brasil, etc. É bem chato de preencher e muito demorado também. Mas enfim, eu demorei mais ou menos um mês para entregar, isso pq eu fiz tudo o mais rápido possível, pq a moça disse que quanto mais cedo entregasse, mais cedo receberia a minha família. Outra grande ilusão. Entreguei meu app em novembro do ano passado, no comecinho de janeiro fui aceita no proograma e até agora NADA DE FAMÍLIA! Ou seja, não faz diferença nenhuma a data de entrega, o que vc precisa é de sorte mesmo.
Depois de preencher o application, é necessário fazer um teste de inglês, o chamado SLEP test. Todo mundo fica suuper preocupado de ir mal e tal, mas é suuper fácil. Qualquer pessoa com um nível básico de inglês consegue passar tranquilamente.
Depois de tudo isso, chega a hora de tirar o visto. A maioria dos intercambistas tira o visto só depois que recebe a família, mas aqueles que ainda não receberam, como eu, podem tirar também. A parte do visto, acredito eu, é a parte mais burocrática de toda a história. Vc recebe vários papéis pra preencher e depois de agendado, uma lista de 1001 documentos que tem de ser apresentados na hora. Enfim, o meu visto foi marcado pro dia 12/07 às 7:30 da manhã (maravilha!) e depois disso se minha família ainda não tiver chegado, acho que vou ficar louca!
E depois de passar por tudo isso, meu intercâmbio está cada vez mais perto e eu estou começando a pensar "E AGORA?" (assim como meu amigo Raul Lopes! http://myamericanhighschool.blogspot.com/ :D)
Bom, esse post foi meio longo, mas era só pra deixar claro como funciona todo procsso e esclarecer as dúvidas :)

3 comentários:

  1. NOOSSA MA..só agnt sabe oqe um intercambista tem qe passar pra poder viajar né(?)..o lance da família é meesmo a pior parte ;s maas vai dar tuudo certo (yn) principalmente o visto, vse vai ver..aa fiiz meu facebook hoje pra quando finalmente descobrir minha familia poder conversar com eles ;P e o SLEP é muuito chaaato HAHAHAHA! bejoo ;@ s2

    ResponderExcluir
  2. estou vendo meu visto agora e ja tenho familia.. mais meu DS-2019 n chegou... pq eu só quitei meu intercambio sabado ! espero que chegue logo *----* pelo que eu li e fiquei sabendo é a parte mais burocrática mesmo e tem que ter muitra organizaçao p fz certinho !! =)

    ResponderExcluir
  3. Ia, iaia!
    O jeito é não ficar pensando e pensando sobre isso... Aí a hora que você conseguir esquecer... Quem sabe não chega sua família?!
    E aí?! Já comprou Havaianas pra vender? Hehehe

    beijos

    ResponderExcluir